domingo, 30 de outubro de 2016

DESPERTAR GRATIDÃO NA GERAÇÃO Z

Pensei nesse tema pela necessidade que estou enxergando nas crianças da geração Z: A FALTA DE GRATIDÃO.
Para delinear minha fala vamos por partes: 1 - O QUE É GRATIDÃO: Gratidão é um sentimento de reconhecimento. A gratidão é livre de julgamento. Quem muito julga é pouco grato. Se somos gratos pela oportunidade de estarmos nessa experiência corpórea, pouco julgamos. Existe uma história muito interessante que nos remete ao hábito de julgamento das pessoas:

Lenda sufi: o cavalo perdido
     Há muitos anos, numa pobre aldeia chinesa, vivia um lavrador com seu filho. Seu único bem material, além da terra e da pequena casa de palha, era um cavalo que havia sido herdado de seu pai.
     Um belo dia, o cavalo fugiu, deixando o homem sem o animal para lavrar a terra.      Seus vizinhos - que o respeitavam muito por sua honestidade e diligência - vieram até sua casa para dizer o quanto lamentavam o ocorrido. Ele agradeceu a visita, mas perguntou:
      - Como voces podem saber que o que ocorreu foi uma desgraça na minha vida?
      Alguém comentou baixinho com um amigo: "ele não quer aceitar a realidade, deixemos que pense o que quiser, desde que não se entristeça com o ocorrido".
     E os vizinhos foram embora, fingindo concordar com o que haviam escutado.
     Uma semana depois, o cavalo retornou ao estábulo, mas não vinha sózinho; trazia uma bela égua como companhia. Ao saber disso, os habitantes da aldeia - alvoroçados, porque só agora entendiam a resposta que o homem lhes havia dado - retornaram à casa do lavrador, para cumprimenta-lo pela sua sorte.
      - Você antes tinha apenas um cavalo, e agora possui dois. Parabéns! - disseram.
      - Muito obrigado pela visita e pela solidariedade de voces - respondeu o lavrador. - Mas como voces podem saber que o que ocorreu é uma bençao na minha vida?
      Desconcertados, e achando que o homem estava ficando louco, o vizinhos foram embora, comentando no caminho "será que este homem não entende que Deus lhe enviou um presente? "
      Passado um mes, o filho do lavrador resolveu domesticar a égua. Mas o animal saltou de maneira inesperada, e o rapaz caiu de mau jeito - quebrando uma perna.
Os vizinhos retornaram à casa do lavrador - levando presentes para o moço ferido. O prefeito da aldeia, solenemente, apresentou as condolências ao pai, dizendo que todos estavam muito tristes com o que tinha acontecido.
      O homem agradeceu a visita e o carinho de todos. Mas perguntou:
      - Como voces podem saber se o que ocorreu foi uma desgraça na minha vida?
      Esta frase deixou a todos estupefatos, pois ninguem pode ter a menor dúvida que um acidente com um filho é uma verdadeira tragédia. Ao sairem da casa do lavrador, diziam uns aos outros: "o homem enlouqueceu mesmo; seu único filho pode ficar coxo para sempre, e ele ainda tem dúvidas se o que ocorreu é uma desgraça".
     Alguns meses transcorreram, e o Japão declarou guerra contra a China. Os emissários do imperador percorreram todo o país, em busca de jovens saudáveis para serem enviados à frente de batalha. Ao chegarem na aldeia, recrutaram todos os rapazes, exceto o filho do lavrador, que estava com uma perna quebrada.
     Nenhum dos rapazes retornou vivo. O filho se recuperou, os dois animais deram crias que foram vendidas e rederam um bom dinheiro. O lavrador passou a visitar seus vizinhos para consola-los e ajuda-los - já que tinham se mostrado solidários com ele em todos os momentos. Sempre que algum deles se queixava, o lavrador dizia: "como sabe se isso é uma desgraça?" Se alguém se alegrava muito, ele perguntava: "Como sabe se isso é uma benção?" E os homens daquela aldeia entenderam que, além das aparências, a vida tem outros significados.

2 - GRATIDÃO é um sentimento, um estado de espírito, totalmente ligado à espiritualidade, então podemos  perceber que o materialismo está cada vez mais avassalador e a tecnologia contribui para esse materialismo. Nesse contexto apresento um quadro, 3 - GERAÇÕES


Não vamos julgar as gerações, vamos remediar o que está acontecendo e avivar a preocupação da geração X quanto às futuras gerações. Em estudos mais aprofundados pude constatar que a geração X tinha mais preocupação em preservar e proteger as gerações futuras, aspecto que a geração Y não tem se ligado muito, o que demonstra uma geração que não educa os filhos e se torna refém deles.
Com isso a geração Z está cada vez mais rebelde e apresenta grande dificuldade em respeitar a sabedoria dos mais velhos, uma vez que se acham donos do saber, ou melhor, acham que já nasceram prontos. Esse comportamento causa uma grande falta de educação e modéstia, originando uma geração prepotente.

4 - SEGUEM ALGUMAS AÇÕES PARA DESPERTAR A GRATIDÃO NA GERAÇÃO Z:
  • Dar muitas opções de escolha para a criança, causa infelicidade pois se a criança não gostar da opção que escolheu, fica sempre achando que poderia ter escolhido melhor, causando sempre um estado de insatisfação;
  • Conversar sobre os acontecimentos do dia em que a família identifica quais  aspectos devem agradecer: uma queda de alguém sem grandes prejuízos, um diagnóstico positivo; ter escapado de uma situação difícil, enfim, agradecer pelo dia;
  • Pare a reclamação: ao invés da criança dizer, estou com fome, explique para ela dizer: - Por favor posso comer algo? Não aceite reclamações sem motivo real. Desenvolva uma visão positiva das coisas;
  • Dizer muito obrigado! Agradecer através de gestos e atos, exemplo; dar uma flor para a vovó, para a professora;
  • Dar em vez de receber: exercícios com os irmãos. Dizer que vamos à loja comprar algo que o irmão está precisando;
  • Diminuir a quantidade de presentes; aniversário, dia das crianças e Natal está de bom tamanho. As crianças precisam desejar muito o que querem e quando ganham depois de muita espera, sentirão gratidão;
  • Realizar tarefas em casa para dar valor para quem as realiza e, assim, valorizarem o trabalho. Se eu não sei fazer, não compreendo o quanto é custoso;
  • Não esperar nada em troca, ajudar sem recompensa;
  • Aprender a agradecer os gestos; nós não enxergamos o ar, no entanto ele é um elemento vital para a nossa sobrevivência. Ter percepção do IMATERIAL.
  • Agradecer a criança quando ela ajuda e contribui com seu esforço;
  • Ao deitar, na hora de dormir, perguntar aos filhos o que gostariam de agradecer naquele dia;
  • Proporcionar o contato maior com a natureza, o vento, o Sol, o calor, as plantas trazem em si o Criador e equilibram o espírito.
Essas sugestões trazem resultados realmente satisfatórios.
Vamos agradecer a dádiva de estarmos no Planeta Terra e fortalecer as futuras gerações para que tenham direito a um mundo mais humano e igualitário, em que viver seja realmente uma experiência de alegrias e conquistas.
Andrea Cassone

2 comentários: