quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O INCANSÁVEL AUTOCONHECIMENTO

Acredito que as maiores verdades do universo não estão do lado de fora, no estudo das estrelas e dos planetas. Elas residem profundamente dentro de nós, na magnificência do nosso coração, da nossa mente e da nossa alma. Enquanto não compreendermos o que está do lado de dentro, não poderemos entender o que está do lado de fora."
Anita Moorjani

Essa citação cabe para todo ser humano, no entanto é fator determinante para as pessoas que atuam na educação escolar.
Cabe agora voltar no tempo. Antes da escola formal, as crianças eram educadas pela comunidade, através do exemplo dos mais velhos, portanto, era uma educação real, que acontecia muito através da observação dos mais jovens às atitudes dos mais velhos. A educação era necessariamente um extinto de sobrevivência das espécies. Por esse motivo, o caráter, ética e moral eram muito presentes na vida, basta lembrar que não se assinava contrato, a lei da palavra era mais forte.
Depois surge a escola patrística, com cunho religioso e após a escolástica, na tentativa de racionalizar a fé. Alguns historiadores caracterizam a época medieval como sendo do período em que menos o homem evoluiu intelectualmente, uma vez que o cristianismo dominou toda a manifestação filosófica, científica, educacional e espiritual, barrando qualquer forma de pensamento livre de dogmas e crenças.
No fim da Idade Média, com a Revolução francesa, a educação passou a ser subserviente ao capitalismo, os vínculos se perderam, a essência do agir através do exemplo também, pois sem vínculo emocional o processo passou a ser mais de ensinagem do que aprendizagem, aja visto que pouco lembramos do que aprendemos na escola.
Historicamente, podemos observar que o processo educacional vai sempre servindo a interesses de poder e dominação. Nesse contexto a educação para o aprimoramento integral do homem foi sepultada, dando lugar à manipulação da massa. Insisto em dizer que os professores necessitam estudar a história da educação, para poder compreender como somos pequenos e ignorantes. Compreendendo que a educação hoje é muito mais coerção do que libertação, nossa prática pedagógica muda drasticamente.
Em pedagogias mais humanistas, Waldorf, Montessoriana, priorizaram e valorizaram sempre a figura do professor como sendo de fundamental importância. Os professores que trabalham com essas pedagogias, buscam o autoconhecimento por entenderem que a aprendizagem significativa só acontece se for acompanhada por afeto e pelo exemplo real. Ninguém engana a alma de uma criança.
Um ser humano autentico e íntegro, deve ser a busca dos professores, pois só assim estará realmente participando da construção de uma educação humanista que sirva ao crescimento e evolução dos seres humanos, do contrário apenas fará parte dessa enganação e alienação da educação atual.
Andrea Cassone


2 comentários:

  1. TiGAR® TINN: - Stainless Steel Eyebrowers - TITanium
    TITanium® titanium sunglasses is a stainless steel, titanium bikes TITanium® is titanium fishing pliers a stainless citizen titanium dive watch steel, stainless steel, and polished glass shower system, nano titanium by babyliss pro approximately 1 x 10 cm.

    ResponderExcluir