“Acredito
que as maiores verdades do universo não estão do lado de fora, no
estudo das estrelas e dos planetas. Elas residem profundamente dentro
de nós, na magnificência do nosso coração, da nossa mente e da
nossa alma. Enquanto não compreendermos o que está do lado de
dentro, não poderemos entender o que está do lado de fora."
Anita
Moorjani
Essa
citação cabe para todo ser humano, no entanto é fator determinante
para as pessoas que atuam na educação escolar.
Cabe
agora voltar no tempo. Antes da escola formal, as crianças eram
educadas pela comunidade, através do exemplo dos mais velhos,
portanto, era uma educação real, que acontecia muito através da
observação dos mais jovens às atitudes dos mais velhos. A educação
era necessariamente um extinto de sobrevivência das espécies. Por
esse motivo, o caráter, ética e moral eram muito presentes na vida,
basta lembrar que não se assinava contrato, a lei da palavra era
mais forte.
Depois
surge a escola patrística, com cunho religioso e após a
escolástica, na tentativa de racionalizar a fé. Alguns
historiadores caracterizam a época medieval como sendo do período
em que menos o homem evoluiu intelectualmente, uma vez que o
cristianismo dominou toda a manifestação filosófica, científica,
educacional e espiritual, barrando qualquer forma de pensamento livre
de dogmas e crenças.
No
fim da Idade Média, com a Revolução francesa, a educação passou
a ser subserviente ao capitalismo, os vínculos se perderam, a
essência do agir através do exemplo também, pois sem vínculo
emocional o processo passou a ser mais de ensinagem do que
aprendizagem, aja visto que pouco lembramos do que aprendemos na
escola.
Historicamente,
podemos observar que o processo educacional vai sempre servindo a
interesses de poder e dominação. Nesse contexto a educação para o
aprimoramento integral do homem foi sepultada, dando lugar à
manipulação da massa. Insisto em dizer que os professores
necessitam estudar a história da educação, para poder compreender
como somos pequenos e ignorantes. Compreendendo que a educação hoje
é muito mais coerção do que libertação, nossa prática
pedagógica muda drasticamente.
Em
pedagogias mais humanistas, Waldorf, Montessoriana, priorizaram e
valorizaram sempre a figura do professor como sendo de fundamental
importância. Os professores que trabalham com essas pedagogias,
buscam o autoconhecimento por entenderem que a aprendizagem
significativa só acontece se for acompanhada por afeto e pelo
exemplo real. Ninguém engana a alma de uma criança.
Um
ser humano autentico e íntegro, deve ser a busca dos professores,
pois só assim estará realmente participando da construção de uma
educação humanista que sirva ao crescimento e evolução dos seres
humanos, do contrário apenas fará parte dessa enganação e
alienação da educação atual.
Andrea
Cassone
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