sábado, 22 de outubro de 2016

A TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

recompensas materiais prejudicariam a motivação intrínseca, reduzindo o envolvimento na atividade para níveis menores do que os apresentados antes da introdução das recompensas. As pessoas deixavam de perceber suas ações como internamente guiadas para se sentirem externamente comandadas. Portando, podemos perceber que premiar os alunos em troca de resultados acaba inibindo a autonomia, desestimulando-os.
Três necessidades psicológicas inatas, subjacentes à motivação intrínseca, são propostas pela Teoria da Autodeterminação: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade de pertencer ou de estabelecer vínculos. A satisfação das três é considerada essencial para um ótimo desenvolvimento e saúde psicológica. Em situações de aprendizagem escolar, as interações em sala de aula e na escola como um todo precisam ser fonte de satisfação dessas três necessidades psicológicas básicas para que a motivação intrínseca e as formas autodeterminadas de motivação extrínseca possam ocorrer. Nesse sentido, a figura do professor tem um papel essencial na promoção de um clima de sala de aula favorável ou não ao desenvolvimento dessas orientações motivacionais.
Autonomia significa a faculdade de se governar por si mesmo; liberdade ou independência moral ou intelectual. Para a Teoria da Autodeterminação, o conceito de autonomia é vinculado ao desejo ou a vontade do organismo de organizar a experiência e o próprio comportamento e para integrá-los ao sentido do self. Isso é extremamente importante, pois se o professor não promove autonomia na sala, seus alunos vão perdendo o interesse, uma vez que a autonomia integra o self e o self é a vontade de evoluir, adquirir conhecimentos, aprimorar-se, é a porção divina do ser humano. Então uma vez que um professor não age de forma a estimular o self, alimenta o ego, que por sua vez é muito mais restrito do que o self, pois trabalha apenas com a consciência, o ego é limitado visto que não é capaz de contemplar todo o conteúdo presente no inconsciente. Não sei se me fiz entender, porém quero falar de ego e self em outra oportunidade.
Voltando à Teoria da autodeterminação, podemos concluir que está nas mãos do professor desenvolver autonomia, competência e vínculos interpessoais.
Quanto mais pesquiso, mais entendo que a educação está parada no tempo e no espaço simplesmente pela falta de conhecimento dos professores e por não buscarem o autoconhecimento.
Está nas nossas mãos produzir uma aprendizagem significativa.
Andrea Cassone

Nenhum comentário:

Postar um comentário