domingo, 2 de agosto de 2015

O PROFESSOR É QUEM FAZ A DIFERENÇA

Quando eu digo que a maior responsabilidade do fracasso escolar está nas costas do professor, sou muito criticada, muito, muito mesmo, mas fazer o que? Minhas experiências e pesquisas me indicam que acima da grade curricular excessiva a imagem do professor ainda é mais importante. Vejam só, dêem para um professor inspirador um conteúdo excessivo e ele irá transformá-lo, irá recriá-lo. Agora pegue um conteúdo excessivo e apresente para um professor tradicional,   o massacre educacional será inevitável.
Vamos reinventar na medida das nossas possibilidades. Saiba que é possível. Não quero apenas criticar a prática que existe, quero poder orientar novas posturas.
Apesar das pressões que a educação escolar exerce com as normas, as regras, os horários, a grade curricular excessiva, podemos em pequenas ações transformar a prática já instalada, começamos com pequenas ações que vão ganhando espaço, crescendo e dominando o novo. É um caminho sem volta. Quando encontramos coragem de dar o primeiro passo rumo à novas práticas, rompemos barreiras e obstáculos.
É necessário mudar velhos paradigmas  educacionais e eles são muitos. Educar é quebrar paradigmas, se não quebrar não é educação, é pura "ensinagem"!
Você professor, que não aguenta mais as pressões, as metodologias arcaicas que não cabem mais nos tempos atuais, que se sufoca com as cobranças, com a falta de interesse dos alunos, com a indisciplina e que acredita que possa mudar esse cenário, use e abuse desse blog. Vamos! E lembre-se do velho ditado: Um longo caminho começa com o primeiro passo!
EU FAÇO DIFERENTE!

Andrea Cassone

5 comentários:

  1. Olá Andréia... Gostaria da sua opinião; de que forma posso fazer um primeiro movimento para mobilizar minhas colegas de nível a transformar o conteúdo tradicional? Muito obrigada ... Parabéns pela trajetória

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    1. Olá Naimara! Que pergunta interessante!
      Toda grande mudança começa com pequenos movimentos, você foi muito feliz nessa colocação. Transformações acontecem naturalmente, sendo reflexo de algo que precisa mudar. Ninguém muda a sua prática se não considerá-la obsoleta.
      Comece a fazer diferente sem alarde, deixe que suas colegas percebam a mudança sozinhas e quando você perceber elas começarão a mudar. É como se fosse o movimento de uma onda, começa devagar e depois arrebenta. Vou dar um exemplo; Cante com seus alunos todo início de aula, ou antes de entrar na sala diga que existe um código de passagem e que só entra quem descobrir qual é, pode ser; falar palavras com determinada letra, cantar uma música, nome de filmes, nome de cidades,dizer o que fizeram no fim de semana, enfim, as crianças irão começar a cobrar diferentes enigmas e os alunos das outras turmas vão se interessar pelo movimento da sua turma e, assim, as outras professoras vão começar a criar dinâmicas diferentes também.
      Se na sua escola as crianças ainda precisam andar em fila, crie novas formações, peça que eles se organizem por ordem alfabética, um menino e uma menina, dois meninos e duas meninas, vá brincando com atributos. Já que tem que usar fila, então aproveite para trabalhar seriação e ordenação, por exemplo, para os alunos, vira uma brincadeira.
      Comece a arrumar as carteiras da sala de forma diferente. Se te perguntarem porque você está fazendo assim, diga que para trabalhar determinado conteúdo você precisou organizá-los de maneira diferente, isso vai chamando a atenção dos demais professores.
      Todas as sugestões que faço é sempre no sentido de tornar o ambiente escolar mais humano e respeitoso, dando oportunidade dos alunos a participar mais das ações educacionais, desenvolvendo a autonomia. Que adultos serão se não podem resolver nada dentro da escola, se tudo é determinado pelo professor? Devemos formar cidadãos participativos, que saibam resolver problemas, que assumam suas responsabilidades e ações. Desenvolver habilidades e competências é um discurso absolutamente vazio na maioria das escolas.
      Quando você muda um padrão e os alunos gostam, eles começam a comentar e isso gera uma mudança naturalmente, sem você precisar se indispor com seus colegas de trabalho.
      Que tal começar a inovar?

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  2. Oi Andréa, parabéns pelo trabalho ...
    Ao longo da minha atuação profissional estive em diferentes escolas com diferentes formas de ação. Hoje vivo uma realidade que muito me preocupa ... A grande quantidade de conteúdo, inúmeros livros didáticos ...Além de todas as atividades extra curriculares que preencheram de tal maneira o tempo que " inspirar novas práticas" é quase impossível ....Qual o caminho ?

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  3. Olá! Ótima pergunta!
    A sua realidade é a de muitos professores e, arrisco em dizer que, a maioria vive as aflições de uma grade curricular excessiva.
    Quando falo em novas práticas, não quero acrescentar mais atividades e sim inovar as que você já faz.
    Pense em como tornar as suas aulas mais humanas, trazendo os seus alunos para o processo educacional. Como? Faça combinados em que eles sejam também responsáveis por todas as atividades que precisam ser desenvolvidas, essa atitude contribui muito para diminuir a indisciplina, que acontece porque os alunos se sentem desrespeitados e à parte da construção de suas aprendizagens. Ninguém aprende o que não quer, por isso lembramos muito pouco do conteúdo escolar que é apenas ensinado e decorado. Procure priorizar o que é mais importante. Se você trabalha com material apostilado, invista nos assuntos que mais agradam os alunos, você não vai deixar de trabalhar os outros conteúdos, porém ouça a opinião dos alunos sobre quais conceitos são os mais interessantes e invista nos escolhidos, os demais você passa mais brevemente, e então nas avaliações, você irá avaliar os conteúdos que foram relevantes. Acredite dá certo! Essa ação de administrar com inteligência o que é relevante e de maior interesse, traz resultados surpreendentes.
    Quando colocamos os alunos no centro do processo, dando-os autonomia nas escolhas, na maneira como querem ser avaliados, muda totalmente o ambiente massacrador da escola.
    Administrar o fazer escolar é também uma habilidade a ser desenvolvida pelo professor. Tenho muitas saídas para humanizar a educação escolar. vamos conversando

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  4. Muito bommmmmm professora Andrea... Gostei do seu texto... E acredito demais nisso...

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