segunda-feira, 3 de agosto de 2015

COMO PRODUZIR AVALIAÇÕES MAIS EFICAZES (O TEMPO DAS PROVAS TRADICIONAIS ACABOU).

Tenho sido muito questionada sobre como realizar avaliações mais eficazes e inteligentes.
Os alunos mudaram. A tecnologia, o acesso fácil às informações  fazem dos alunos seres mais conectados e informados. A evolução do ser humano é constante e, convenhamos, a escola pouco evoluiu, o que a torna cada dia mais desinteressante e ineficaz. Os sistemas didáticos até se esforçam para dar cara nova aos mesmos conteúdos, porém, a forma como são avaliados não mudam nunca. Para mim a avaliação é um dos maiores problemas da educação escolar.
Que tal oferecer aos seus alunos a oportunidade de escolherem de que maneira querem ser avaliados? Não seria interessante, se eles pudessem escolher em quais conteúdos querem ser avaliados? E se os alunos é quem produzissem as questões das avaliações? E se eles fizessem todas as avaliações com consulta? Pois saiba que, todas essas ações são possíveis e dão resultado positivo!
Vamos pensar em priorizar conteúdos. Será que todos são imprescindíveis e merecem avaliação? Sei que a escola ainda é conteudista, que o excesso de informações é sinal de ensino forte, que massacrar os alunos com tarefas para casa agradam os pais. Esse é um grande engano e deve ser repensado.
Se a escola adota sistema didático e os conteúdos são determinados e devem obrigatoriamente serem desenvolvidos, sugiro que o professor faça uma consulta prévia a seus alunos, para descobrir quais os conteúdos mais despertam o  interesse da turma. Feito esse levantamento, investir nos assuntos escolhidos, trazendo maior significado para os alunos, afinal ninguém aprende o que não interessa. Nesse momento, os alunos já irão se sentir mais participativos e o interesse aumentará. Feito o trabalho de estudo dos conteúdos elencados, chegou a hora de avaliá-los. Experimente pedir para que os alunos formulem questões sobre o que estudaram e troquem essas questões para que os colegas respondam. Pronto, uma excelente maneira de avaliar. Peça que tragam uma avaliação feita de casa apenas com as perguntas e na escola eles mesmos responderão as suas próprias questões. Realize avaliações em grupo. Certa vez, quando dei aula de Didática, separei a sala em grupos. Cada grupo formulava uma avaliação sobre os conceitos estudados e depois os grupos trocavam e realizavam as avaliações. Deu muito certo.
Pensem que os alunos tem maneiras diferentes de pensar sobre os diferentes conceitos, às vezes, formulam questões que nem mesmo pensamos. Aliás na maioria das vezes.
As  formas de se avaliar devem ser muito bem repensadas. Para professores e alunos inteligentes, avaliações inteligentes.
Avaliações mal elaboradas para mim, são verdadeiras ofensas às capacidades dos alunos. Uma avaliação compartilhada, estruturada de forma a agregar valor ao processo educacional, certamente faz toda a diferença para uma ação eficaz.

Andrea Cassone

Nenhum comentário:

Postar um comentário