quarta-feira, 9 de setembro de 2015

INOVAÇÃO, UM CAMINHO SEM VOLTA.

Professores, tem muita coisa acontecendo na educação. Temos mania de ficar reclamando da educação, é quase que um discurso dizer que nada acontece na educação, porém, já não é mais assim! Muitas iniciativas estão acontecendo em prol de uma pedagogia inovadora. Quando saímos da zona de conforto, um mundo de novas ações se abre e começamos a perceber que só é ultrapassado quem quer.
Ser um professor inovador, ou um professor retrógrado, hoje é uma questão de opção.
Quando percebemos que oferecer aos nossos alunos uma prática antiquada, quando nos damos conta de que trabalhando no passado fazemos os nossos alunos retrocederem e que isso é um grande delito, quando observamos movimentos anarquistas relacionados à educação, começamos a transformar os velhos paradigmas e,  por consequência mudamos a nossa prática. E eu afirmo sem medo de errar, é um caminho sem volta.
Quando a consciência de que é preciso avançar, mudar as antigas práticas, ir em busca do novo para novos alunos, uma magia acontece. O grande entrave para a inovação é que os professores acham que não precisam mudar, consideram que suas ações são certas e que nada muda, os alunos são sempre alunos e o que muda é apenas o ano. E assim é! Entra ano e sai ano, os professores não acordam para a realidade de que O MUNDO MUDOU!
Sinto tanta pena dos professores que em pleno 2015, praticam uma educação de 1930.
Sem autoconhecimento, não enxergo possibilidade de inovar. Os professores encontram-se cegos em suas próprias crenças. Quando rompemos nossas barreiras internas, rumamos para fora e assim, vislumbramos uma outra história. Percebemos que existem muitas pessoas fazendo diferente e que oferecer tão pouco aos alunos é um desrespeito, é educar para o retrocesso.
Vou repetir quantas vezes for necessário: Inovar não é sair derrubando tudo, enfrentando tudo sozinho, fazer do oito, oitenta. Vamos inovar dentro do que é possível e com o tempo a metamorfose será completa.
Toda caminhada começa com o primeiro passo. Diante disso, de o primeiro passo.
Posso ajudar?
Vamos lá, faça um pequeno teste. Inicie sua aula de maneira diferente. Se você entra na sua sala, cumprimenta os alunos, faz a chamada e começa a aula, experimente convidar os seus alunos a cantar, isso, diga que está com uma súbita vontade de ouvir uma canção e inspire-os a cantar. Você pode estar achando isso uma besteira, mas não é! A transformação do que fazemos repetidamente, deve começar por algum lugar. Não quer cantar? Então comece alterando a arrumação das carteiras. Diga aos alunos que gostaria de poder enxergar todos os alunos melhor e então forme um círculo. Você perceberá que o clima da aula será outro. Isso ainda te parece estranho, então proponha uma avaliação diferente em que os alunos é quem irão formular as questões, com certeza todos se surpreenderão com o resultado.
Realizando pequenas mudanças, você estará dando o primeiro passo.
Toda mudança de hábitos, de crenças, de paradigmas, causa desconforto, porém, vá em frente, se desafie enquanto educador.
Outra dica importante é: SORRIA MAIS! Isso mesmo, sorria, seja mais simpático, agradável, amoroso. Ninguém gosta de conviver com pessoas rabugentas, que só reclamam. Procure envolver os seus alunos.
Traga alguma lembrança, balas por exemplo. Você está ensinando uma matéria muito densa, uma equação matemática mais complicada, e de repente, distribui gostosas balas. Nossa, alegria total, os alunos vão adorar e se renovarão para continuarem os raciocínios. O olhar deles para você será outro, pode ter certeza. Todos gostam de uma atenção especial e não te custará quase nada.
O importante é a percepção de que a mudança está em nós.
Parar de reclamar e por a mão na massa é um bom começo.
Me desculpe a franqueza, mas se você não está disponível para ir a luta e começar a fazer diferente, acho que a educação não é a melhor opção. Procure outra área.

Andrea Cassone

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