COMO ESCOLHER A
ESCOLA IDEAL?
Falar sobre educação em tempos de mudanças e incertezas, não
é uma missão fácil.
As famílias enfrentam tempos difíceis, pais necessitam
trabalhar além da jornada normal, na ânsia de conseguirem oferecer à família
uma vida mais tranquila e aos seus filhos uma educação de qualidade, para que
no futuro possam se tornar profissionais qualificados.
Sabemos do caos que envolve a educação pública e que a
procura pelas escolas particulares é cada vez mais real.
Em meio a essas atribulações, como escolher a escola de seus
filhos?
Nos dias atuais, a referência de escola não é mais a de anos
atrás em que a educação tradicional tinha a única preocupação em transferir
conhecimentos. Foi a chamada “escola quantitativa”. A qualidade estava baseada
na quantidade de informações, os alunos eram como máquinas que deveriam
reproduzir o saber, tal qual o professor ensinava, retratado nas famosas cópias
enfadonhas, em decorar conteúdos e fórmulas, sem que o aluno participasse
efetivamente do processo de aprendizagem.
Apesar de inúmeras escolas ainda assumirem esse papel ,
encontramos iniciativas que elevam a educação para o patamar da transformação
social. Fala-se em escolas abertas, escolas sem muros, libertárias, mas, como
entendê-las?
Apesar de muitas escolas estarem em franca transformação,
o que realmente está ao nosso alcance?
A proposta de uma
escola interativa, que caminha para o futuro, visando atender as necessidades
da comunidade, auxiliando a família a educar e ensinar seus filhos, propiciando
o equilíbrio perdido pela falta de tempo, pela vida corrida e pelas dificuldades
que a modernidade nos traz e o caminho.
Procure uma escola que valorize os alunos
inspirando-os a buscarem seus potenciais
Uma escola que se compromete com uma educação qualitativa,
deve oferecer em seu currículo disciplinas que atendam além do aspecto
cognitivo, trabalhar o ser integral do aluno em uma parceria determinante para
que ele cresça e conquiste seu espaço.
O espaço físico é muito importante e deve oferecer
bem-estar. A equipe de professores também determina a competência da escola e
uma metodologia que proporcione o desenvolvimento da autonomia deve ser levada
em conta.
Para neutralizar a ação efetiva da tecnologia, a Música, Dança,
Teatro, Artes Visuais e Esportes, as chamadas atividades equilibradoras,
que proporcionam momentos de alegria e diversão, e desenvolvem o senso ético e
estético das crianças devem compor o currículo da escola.
Você deve estar pensando: - Essa escola existe?
Sim, várias escolas já estão caminhando para um ensino humanizado, em que aprender é uma conquista do aluno e do professor, ambos atuando como protagonistas da educação.
A procura não é tão simples!
Andrea Cassone
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