quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ÉTICA

Há muitos anos, eu proferia uma palestra que se intitulava: Educar para a ética em um país sem moral. Ela está mais atual do que nunca!
Ouvindo as sábias palavras do professor Leandro Karnal, em que dizia sobre a ética com relação à política: " não existe governo corrupto numa nação ética e também não existe ação corrupta em um governo transparente, sempre existirá um jogo entre governo e a nação.É o governo que está em jogo, ou é um comportamento social, da qual o governo também faz parte".
A partir desse pensamento, convido-os à meditar sobre esse assunto: ÉTICA.
Primeiramente o que é ética? Um valor, uma virtude, um comportamento? Segundo a definição do dicionário, ética é a ciência que estuda os juizos morais referentes à conduta humana. Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública.
Muito bem, então já consideramos que ética é uma virtude e a falta dela é um desastre!
Como meu assunto preferido é a educação, lá vou eu embarcar no campo de atuação dos professores.
Se voltarmos no nosso tempo de escola, pelo menos o meu já passou, me recordo plenamente do quanto vivenciávamos a falta de ética. por exemplo, durante a correção das provas, geralmente os professores arredondavam para mais as notas dos alunos queridinhos e, "sem querer" erravam ou arredondavam para menos as notas dos alunos ruins!
Esse texto continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário