Hoje, na hora da entrada da escola, estava eu, na portaria conversando com outras professoras, quando chega minha aluna Alice de 7 anos, que corre para me abraçar. Ela entra em direção às salas acompanhada do seu pai. O sinal já havia tocado e, como eu não daria o primeiro horário continuei lá conversando. O pai dessa aluna a deixa na sala e volta em minha direção, dizendo que Alice pediu para ele, quando passasse por mim, desse um recado: - TIA EU TE AMO! Uau, quase me desmanchei...
Alguns minutos depois avisto o meu aluno novo chegando. Ele deu muito trabalho para se adaptar à nova escola, porém, quando olho, ele vem em minha direção sozinho e sorrindo, fiquei espantada por que ele estava, até o dia anterior, muito relutante em permanecer na escola. Me deu um abraço e juntos fomos para a sala. Quando disse a ele que eu estava emocionada por vê-lo tão bem e decidido, o mesmo me respondeu: -"Tia, senti saudade de você!" Nossa, hoje seria o dia de muitas emoções.
A tarde transcorreu tranquila. Após o recreio, fomos todos para a quadra realizar o ensaio geral do nosso teatro. Fiquei sentada e a cada momento um aluno vinha e me abraçava, outro sentava no colo, outro reclamava de dor na barriga, outro venho mostrar o machucado, outro veio apenas sentar ao meu lado, enfim, pude naquele momento observar o quanto os professores são especiais. Quanta sensibilidade temos que desenvolver, quanto amor para distribuir, quantas palavras para orientar... me senti abençoada, quando por último meu aluno correu no meu colo e se aninhou como um bebê e lá ficou desfrutando por longo tempo.
Esse relato é de apenas um dia de aula. Um dia, em que tantas emoções são compartilhadas.
Em todo processo educacional a figura do professor deve inspirar, isso eu digo sempre. Na faculdade, ou até no Mestrado, nos deparamos com professores que encantam nossa alma, contribuindo para o nosso crescimento, isso sem dúvida, porém devemos considerar que na Educação Infantil, o professor não pode ser apenas aquele que ensina, o professor deve representar amor, segurança, alegria, justiça, proteção, autoridade.
Nas minhas andanças como assessora pedagógica, ouvi inúmeras vezes que professor não ganha para tanta responsabilidade, ouvi incontáveis vezes a fatídica frase: Ninguém ensinou ele até agora, não sou eu quem vai ensinar... Tenho vontade de falar, para tudo e vai vender picolé!!!!!
Ouço muito as pessoas dizerem que só é professor quem tem o dom! Gostaria que isso fosse verdade, só que não é! Infelizmente temos nas escolas muitos professores que estão lá por falta de opção, ou por que o curso mais fácil da faculdade é o de Pedagogia! A criatura faz 3 aninhos de Pedagogia, adquire um diploma de nível superior e se diz educador!
Imaginem o quanto as crianças absorvem durante o ano de um professor. Imaginem o poder da palavra proferida dentro de uma sala de aula.
QUEM AMA EDUCA E QUEM EDUCA LIBERTA! Disso eu tenho plena certeza! Por isso, sem querer entrar no âmbito político, sou absolutamente contra e condeno se é que devo dizer isso, todo professor que usa de sua influencia pessoal e de seu poder para formatar e influenciar os alunos.
Repito quantas vezes forem necessárias a fala de Rudolf Steiner: "Todo professor deve proteger os seus alunos de suas próprias influencias!" Isso é lindo!
Fato é que muitos professores desconsideram o elo invisível que se forma durante uma aula. A sala de aula se torna um verdadeiro templo e as palavras ganham grande significado. Esse elo não se quebra mais ele fica eternizado no campo psíquico de ambos e um dia, quando da partida deles para outras esferas, esse elo será rompido, mas só depois de ser aceito, ou até mesmo perdoado por eles, se essa ligação não for benéfica. Isso mesmo, as pessoas são materialistas e pensam apenas no plano terrestre, esquecendo-se que as relações humanas são antes de tudo vibrações, energias. Vivemos na era tecnológica, em que o uso das ondas de energia pelos aparelhos eletrônicos estão literalmente em nossas mãos, porém, o indivíduo utiliza celular, se conecta com o mundo inteiro e não considera que ele mesmo emana ondas e que essas ondas tem efeitos. Isso é um assunto a se refletir...
Quero dizer que o processo educacional, as relações nele estabelecidas são supra humanas, de valor incalculável. É realmente muito sério e sublime, quando o professor doa amor e, muito maléfico e destruidor quando o professor sente desprezo pelo aluno, e isso infelizmente é muito comum.
Finalizando esse texto, quero dizer que, independente da profissão que a pessoa exerça, o fio condutor que liga as relações deve ser sempre positivo, ai sim teremos a garantia de estar realizando um trabalho de construção e nunca de indução.
Andrea Cassone, uma alma em busca do bem maior!
Nenhum comentário:
Postar um comentário