sexta-feira, 29 de julho de 2016

O QUE É PEDAGOGIA?

O maior erro da educação brasileira é a não compreensão do que significa pedagogia.
O bom pedagogo é equivalente a um bom médico pois, ambos têm o poder de curar os seres humanos.
A pedagogia exercida de maneira correta, tem o poder da medicina e pode ser curadora, porém, muito melhor se for preventiva.
Os profissionais que trabalham com a educação devem se preocupar com a pedagogia que exercem.
Segundo o dicionário Michaelis pedagogia significa:
1 - Ciência da educação e do processo de ensino e aprendizagem.
2- Conjunto de doutrinas, princípios e métodos que visam assegurar uma educação eficiente.
3- Método de ensino.
4- Profissão ou exercício da arte de ensinar.
Ora, que arte é essa que pouco ensina?
Que pedagogia é essa que desestimula os alunos?
Devemos constantemente refletir sobre nossa prática pedagógica. O Brasil necessita de profissionais que realmente utilizem a pedagogia como estímulo à formação de cidadãos íntegros e preparados para fazerem as escolham certas.
Sempre pedi para os professores que trabalharam comigo, que meditassem sobre as várias pedagogias que já existem, para assim, criarem a sua própria conduta ao ensinar.
Novas pedagogias são colocadas em prática e hoje, sugiro que leiam sobre a Pedagogia 3 000, elaborada por Noemi Paymal.
Na P3000 considera todas as ferramentas pedagógicas do passado, do presente e do futuro que abordam de forma holística e com carinho as necessidades das crianças e jovens de hoje. Isso que é extremamente interessante, uma pedagogia que agrega todas as formas de se educar, tendo o amor incondicional como base.
Andrea Cassone

ESCOLA SEM PARTIDO

Espero que os professores e toda a sociedade estejam inteirados sobre a Lei da Escola Sem Partido.
Lamentavelmente estamos sem saída, pois podemos enxergar nitidamente o jogo de poder entre a extrema direita e extrema esquerda. 
Realmente eu lamento e me entristeço profundamente.
Quem entende o processo educacional como transformador, construindo cidadãos críticos e participativos e que tem a ética como pilar é incapaz de doutrinar seus alunos.
Me envergonho dos colegas que usam suas ideias como forma de doutrinação.
Os professores, principalmente do Ensino Médio e das Universidades, utilizam a doutrinação como estratégia pedagógica. Mais uma vez lamento.
Se esses pseudo educadores tivessem consciência da missão de educar, jamais induziriam seus alunos a formar opiniões de acordo com suas crenças pessoais. Rudolf Steiner dizia que o melhor professor é aquele que defende seus aluno
s das suas próprias influências. 
Ninguém tem o direito de incutir ideias, principalmente os professores. 
Eu sou professora com muito orgulho. Amo meus alunos, até os grandinhos. Quem foi meu aluno na Faculdade sabe da minha imparcialidade ao expor conteúdos sociológicos e filosóficos. 
Chegamos a um ponto terrível, a militância da esquerda e a hierarquização da direita. A democracia esquecida e trancada a sete chaves. Estamos sem saída!