sábado, 23 de janeiro de 2016

O QUE ESTÁ NA ONDA


Relembrando o que escrevi no texto, 2016 SÓ DEPENDE DE NÓS, o que está na moda é usar a inteligência para o reaproveitamento dos nossos bens materiais e embarcar na sustentabilidade.
Agora quero discorrer sobre o aprimoramento humano.
Conversando com alguns colegas palestrantes e pesquisadores de inovação, fiquei otimista com o que ouvi: O QUE ESTÁ NA ONDA É A GENTILEZA NOS RELACIONAMENTOS, e cá pra nós, gentileza é gentileza, nem preciso explicar.
Me desculpem aqueles que odeiam o BBB, porém um participante que não recordo o nome, deu um banho de civilidade para os broncos de plantão. Ele é segurança, negro, gordo e tem 1.90 de altura. Disse ser feliz e apesar de sua profissão trata a todos com muita gentileza e falou que mesmo no meio de uma confusão, em que precisa agir, retira a pessoa do local com toda a educação, afinal todos merecem respeito. Uau, gostei...
Mas enfim, voltando ao que está na onda, o nosso planeta está passando por uma crise, bem sabemos disso e, segundo os hindus a Terra vive fases e nesse momento vivemos a Kali Yuga, degradação dos costumes, falta de ética, final dos tempos, por isso estamos vendo coisas que jamais imaginamos e nos decepcionando muito com os seres humanos, porém, os otimistas e, eu me considero uma, acreditam que "logo" chegará a fase Satya Yuga, era que a mentira e o mal são desconhecidos prevalecendo apenas a bondade e a virtude, portanto os tempos vindouros indicam que o bem começará a se fortalecer. Oba! Então a onda que está começando trará indivíduos equilibrados e generosos, sim, porque é a falta de controle que nos faz agir com agressividade.
A ONDA AGORA É INVESTIR NO EMOCIONAL, uma vez que já conhecemos tudo sobre os bons hábitos para manter o corpo físico saudável, as pessoas vão começar procurar reestabelecer o corpo emocional.
As grandes corporações estão apostando em profissionais que investem não apenas na inteligência cognitiva, mas fundamentalmente na inteligência emocional e, como não consigo sair do assunto educação, os professores são os profissionais mais necessitados desse desenvolvimento pessoal.
Segundo a admirável Educadora Katia Veloso, "o professor deve fazer da matéria que leciona, um canal para chegar ao outro, o que importa é a sua generosidade que deveria estar no currículum de qualquer professor.
Investir na felicidade pessoal é fundamental para o sucesso em todas as áreas da vida.
O Educador Corporativo Gustavo de Lopes, cita que "o saber abre portas, reduz as dores das pessoas e ajudam elas a serem o que elas querem para si."
Realmente quanto mais sabedoria, mais generosidade. E sabedoria advém de estudos. Ninguém nasce sábio, o ser humano nasce dotado de capacidades e a diferença daquele que que sabe é justamente a busca.
Na Grécia Antiga, o mesmo valor que era atribuído para o corpo físico, era também valorizado no conhecimento.
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") citação derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. A frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida já que na época os cidadãos já pediam em oração coisas tolas. Juvenal então diz:
" Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."
Para concluir, o conteúdo é indispensável. Quanto mais educada, gentil, generosa e ética for a pessoa, mais na onda ela está, portanto vamos nos antenando e investindo no nosso ser. Não aceito outra forma de viver que não seja a procura do BEM, do BOM e do BELO.
O BEM pelas ações, o BOM pelas oportunidades que a vida apresenta e o BELO pela natureza em todas as suas manifestações.
Andrea Cassone